trem-anima

 

 
Dentro do processo de implantação da Gestão de Riscos e Controles Internos, a CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos - acaba de realizar workshops em todas as unidades - Brasília, onde fica a Administração Central, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió, onde o evento foi encerrado nesta sexta-feira, 15. Esta fase faz parte da primeira etapa para a consolidação da implementação da gestão de riscos e controles internos.  
 
            
Paola Braz, Gerente Técnica de Riscos e Processos da CBTU e Eduardo Poggi, Gerente de Soluções da Módulo
O workshop objetivou engajar os empregados de todas as áreas e setores, e promover a compreensão do conceito de mentalidade de riscos, evidenciando a importância de cada profissional no processo de gestão de riscos e controles internos. Com uma abordagem dinâmica e participativa, os funcionários tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e testar o nível de absorção do conhecimento através de um questionário no formato de "Quiz", resultando em um ranking entre os participantes.
 
Os eventos foram organizados e coordenados por Paola Braz Oliveira, gerente técnica de Riscos e Processos, e sua equipe, em conjunto com Eduardo Poggi, gerente de Soluções e representante da Módulo, empresa contratada, responsável pela consultoria neste projeto.
 
Funcionários da CBTU Maceió participam do workshop
Foram abordados temas como o papel de cada profissional, destacando a importância da participação ativa na identificação de riscos nas operações diárias e a contribuição com conhecimento específico da área para a compreensão e avaliação dos riscos. Foram ressaltados os benefícios para a CBTU, como a maior segurança das decisões, a redução de incidentes e perdas, a maior eficiência operacional, o reconhecimento e valorização, a implantação da cultura da responsabilidade, o desenvolvimento profissional de habilidades em gestão de riscos, valorizados em diversas áreas e funções, a prevenção ativa de incidentes, a redução de riscos e suas consequências, como, por exemplo, as multas regulatórias. 
 
Para o empregado Allan Douglas Fulco, há sete anos na CBTU, supervisor técnico e fiscal de manutenção de VLT, “o curso foi esclarecedor, muito importante para as áreas técnicas agirem com planejamento, atenção e com o devido conhecimento para uma ação rápida e assertiva”.  
 

Implantação 

 
O projeto de implantação da gestão de riscos e controles internos está programado para durar 18 meses, tendo como referência a certificação ISO 31000. Para a gerente Paola Oliveira, a CBTU pretende fortalecer a gestão, aperfeiçoando as práticas de governança corporativa. “Estamos na primeira fase, a de estruturação. Seguiremos nos próximos meses com a implantação e depois com o acompanhamento. Teremos a etapa de capacitação das equipes e também de manualizar os processos para que fiquem acessíveis a todos”, explicou. Ela ressalta que a segunda fase é a mais crucial, pois envolverá a identificação de riscos relevantes e dos controles existentes.
 
 
Encerramento do workshop com a participação da chefia de gabinete
Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge Cavalcante,  a CBTU fará um grande salto de qualidade com a implantação desse projeto. “Com certeza, trará melhorias para todas as áreas e refletirão nos serviços prestados à população que usa o nosso transporte”, finalizou
 
 
Maceió, 15 de dezembro de 2023.
 
Ana Cristina de Moraes Sampaio
Assessoria de Comunicação - Comak 
CBTU Maceió
BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!