trem-anima

 

Reunião com STU e SAMU

A superintendência de Trens Urbanos de Maceió e o Samu vão realizar um curso de treinamento sobre incidentes  com múltiplas vítimas além de simulação envolvendo um VLT e uma Van. A proposta foi feita em reunião nesta quarta-feira, 04, entre o superintendente da CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Carlos Jorge, a gerente de Operações, Morgana Moraes, o coordenador médico do Núcleo de Educação Permanente do Samu Maceió, Jhonat Thaylson da Silva, e o assessor Bresser Kenison Lima Diniz. 

O Curso de Treinamento Sobre Incidentes com Múltiplas Vítimas ocorrerá dia 18 de setembro  e será destinado a cerca de 100 profissionais que atuam nos órgãos que prestam serviços e os que estão envolvidos em situações reais semelhantes ao que será simulado, como Bombeiros, Polícia Militar, SMTT, Exército, etc..  

Já no dia 19 de setembro, haverá a simulação do incidente com 50 vítimas envolvendo uma colisão entre um VLT e uma Van. O treinamento prático ocorrerá na passagem de nível do VLT próximo à sede da Polícia Federal, em Jaraguá. 

O coordenador médico do Samu Maceió, Jhonat Thaylson, explica que anualmente é feito esse tipo de treinamento com simulação da situação real. “Este ano, queremos treinar acidentes com 50 vítimas envolvendo um VLT e uma Van, condição que pode acontecer realmente com pessoas feridas. Há protocolos a seguir para realizar atendimentos com vítimas. Daí a importância de treinamento para que, havendo necessidade, os profissionais envolvidos possam fazer o que é adequado e da melhor forma”, completou. 

O superintendente da CBTU, Carlos Jorge, ressaltou ser fundamental esse tipo de treinamento e simulação. “Nós transportamos vidas. Temos consciência da nossa responsabilidade. Por isso, incentivamos e participamos com a equipe operacional da CBTU de todo evento que venha contribuir para melhorar a segurança dos nossos usuários, dos nossos colaboradores  e de toda a população que circula nas proximidades das ferrovias”, finalizou. 

 

Maceió, 04 de agosto de 2021.

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessoria de Comunicação

CBTU - COMAK