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O metroviário aposentado Rômulo Carvalho, que atuou como controlador e assistente técnico por 32 anos na CBTU Recife, trouxe para a Companhia uma tecnologia inovadora: um sistema de telemetria desenvolvido para trens. A inovação foi desenvolvida pelo profissional em sua tese de doutorado no curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2007. O projeto, Intitulado “RailBee” (“abelha ferroviária” em tradução livre), recebeu o Prêmio Alston de Tecnologia Metroferroviária e foi patenteado no ano seguinte, em 2008. Rômulo atualmente trabalha como professor de eletrônica e telecomunicação no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

O software consiste no monitoramento em tempo real de quatro variáveis dos Trens de Unidades Elétrica (TUEs) em circulação: velocidade real do trem, estimativa de passageiros, aplicação do freio e a corrente do motor de tração quando acionados. De acordo com Rômulo, o recebimento dessas dados trazem um aprimoramento no serviço prestado pela CBTU. “Essas informações vão além do que já se sabe na Sala Verde, então elas irão agregar ao controlador do CCO e servirão para tomar medidas mais objetivas em torno das necessidades dos trens, melhorando a qualidade do transporte para todos os usuários do metrô”, destacou.

Para a obtenção das informações pelo software, é preciso instalar uma Estação de Rádio Móvel (ERM) no armário elétrico do TUE; uma Estação de Rádio Base (ERB) nas estações; e, ao longo da via, uma Estação de Base Repetidora (ERB). Com isso, as ERM emitem sinais elétricos que são transformados em ondas de radiofrequência e captados pelas estações de base ou pelas repetidoras, que em seguida são codificados e enviados por rede via fibra ótica para a sala de telecom localizada no Centro de Controle Operacional (CCO).

As Estações de Rádio Móvel foram instaladas em 14 TUEs que operam na Linha Sul do Metrô do Recife entre janeiro de 2017 e concluídas em maio de 2018. Ainda segundo o professor, até o final deste ano, todos os controladores serão treinados para utilizar o software e os engenheiros da Companhia receberão treinamento para o manuseio da parte técnica dos equipamentos.

Confira abaixo o esquema de funcionamento da captação de informações pelo software:

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