trem-anima

 

 

           O Analista de Gestão, Lucian Pereira, e a Engenheira Ambiental, Mariko Carneiro, são finalistas do 4º Prêmio de Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPtrihos-CBTU. Com o artigo “Gestão sustentável no sistema metroferroviário de João Pessoa/PB: implantação de um programa de consumo consciente de água e energia”, eles irão concorrer ao prêmio da categoria 2 – Sustentabilidade – no valor de R$ 5 mil, no dia 19 de setembro, na 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (AEAMESP). 

            De acordo com Mariko Carneiro, a pesquisa do artigo surgiu a partir de duas ideias. “A primeira foi a percepção de Lucian de revisar o consumo de água e energia, visto que as faturas estavam aumentando nos últimos dois anos. A segunda foi que após um curso que fiz na UFPB, tive contato com resultados bastante expressivos de redução de consumo de despesas com água e energia que outras instituições obtiveram ao implementar o programa. Então somamos as duas ideias e adaptamos à necessidade da CBTU João Pessoa”, afirmou Mariko.

            Para a finalista o programa tem surtido efeito na Superintendência de João Pessoa. “Os ferroviários têm abraçado o CAES (Consumo de Água e Energia Sustentável) e cada vez mais podemos contar com o apoio de todos os setores. Para ter uma ideia o consumo foi reduzido em mais de 50% nas unidades consumidoras (estações, oficinas e almoxarifado), em relação a 2016. Também foi possível, em apenas 5 meses, reduzir o número de itens consumidores de água com defeito em 40% (grandes vilões no aumento do consumo e das despesas com água ”, revelou Carneiro.

 

            Para os dois finalistas é uma alegria enorme representar a CBTU João Pessoa no 4º Prêmio de Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPtrihos-CBTU. “Estamos felizes em representar a Companhia quanto finalistas. Eu, pela primeira vez como finalista e honrada em trabalhar com Lucian, que foi premiado ano passado com o tema ‘Avaliação da implantação de um sistema de energia solar na STU-JOP’. Independente do prêmio final, estamos felizes em contribuir com nosso exemplo para o desenvolvimento do cenário de sustentabilidade do sistema ferroviário nacional”, finalizou Mariko.

15092017a

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!