trem-anima

 

 

Nesta quarta-feira (12) foi realizado na Estação Central do Metrô o Plantão da Voz, evento anual promovido pela Liga da Voz, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia como forma de antecipar a comemoração do Dia Mundial da Voz, celebrado anualmente no dia 16 de abril. No local, os usuários do metrô foram orientados por fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas sobre os cuidados necessários para preservar a voz.

“Essa campanha busca alertar os usuários sobre os problemas da voz, como a rouquidão, por exemplo, que é o sintoma mais frequente. Orientamos a pessoa que tem este sintoma por mais de oito dias para que ela procure um médico otorrinolaringologista, a fim de verificar as condições das cordas vocais”, destacou a especialista em voz e professora de fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, Jônia Alves.

 

De acordo com a fonoaudióloga Ana Nery Araújo, diversos problemas vocais são ocasionados pela forma inadequada que as pessoas utilizam a voz. “Muitos profissionais da voz, por exemplo, tendem a não utilizar a fala de forma adequada, então terminam desenvolvendo uma disfonia, que é um distúrbio na fonação, expresso principalmente pela rouquidão, cansaço ao falar e desgaste na voz”, afirmou.

 

130417a

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!