trem-anima

 

 

A CBTU Recife recebeu, nos dias 16 e 17 de março, em seu edifício operacional administrativo, o curso de Gestão de Risco ministrado pelo auditor de finanças e controle do Ministério das Cidades, Paulo Granzziotin. O presidente da CBTU José Marques prestigiou a abertura e, em seu discurso, exaltou a importância do curso e agradeceu ao professor pela disponibilidade e atenção dispensada à Companhia.

“Este curso é um momento único para a CBTU. A gestão de riscos é fundamental para a empresa, mas muitas vezes passa despercebida por conta do peso da nossa atividade-fim. Temos a honra de receber o Dr. Paulo, criador do Ementário de Gestão Pública e um grande parceiro da CBTU na disseminação do seu conhecimento para todos da Companhia. Agradeço também aos demais órgãos que estão aqui participando, além da presença dos empregados da CBTU”, comentou o presidente, incentivando todos os profissionais a aprofundar os conhecimentos nas melhores práticas de gestão e administração dos recursos, sejam eles humano, tecnológico, financeiro, intelectual ou material.

 

210317acSegundo Paulo, o curso é um esforço do Ministério das Cidades para capacitar servidores para atender a instrução normativa nº 1 de 10 de maio de 2016, do Ministério do Planejamento em conjunto com a CGU, que determina o prazo de um ano para que toda a administração pública federal tenha sua política de gestão de risco. “Estamos preparando a cultura organizacional de cada empresa para que cada uma delas desenvolva suas políticas”, explica.

 

 

Para Marques, a visão de gestão corporativa exige uma atuação cada vez mais compartilhada entre as diversas áreas da CBTU em benefício do processo produtivo, objetivando a busca constante pelas melhores práticas de administração, tal como o aperfeiçoamento da manutenção, o aumento da eficiência operacional, a redução dos custos e a melhoria e eficácia dos processos que compõem a Companhia.

 

 

“Em qualquer atividade o risco está presente. Dessa forma, cabe a nós assumir a correta gestão desta exposição. Pensando nessa importante questão, a Gestão Estratégica da CBTU terá, a partir deste momento, mais uma ferramenta, a Gestão de Riscos Corporativos.”, divulga o presidente.

 

Além dos gerentes e empregados dos diversos departamentos da CBTU, funcionários da Controladoria Geral da União – CGU-PE, da Receita Federal, da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Sudene e da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Tecnologia - Hemobrás também estão participando do curso que é de interesse das estatais. uma vez que a gestão de riscos é uma responsabilidade instituída pela lei federal nº 13.303 de 2016. 

 

O auditor federal de finanças e controle da CGU-PE, Isvaldo Lima Filho, agradeceu à CBTU pela extensão do curso a outras empresas federais. “O curso vai nos ajudar a focar nos objetivos da gestão e nos impedimentos para se atingir esses objetivos”, finaliza.

 

 

“Esta é a primeira exposição sobre gestão de risco que vejo na iniciativa pública. Considero um avanço, não só para a CBTU, mas para todo o setor público do país”, diz o engenheiro civil da Gerência de Via Permanente da CBTU Recife, Celso Dantas. Já para o engenheiro de transporte da Gerência de Planejamento, Igor Melo, “o curso é de grande importância para a companhia, não apenas pela adequação à lei, mas pela modernização da visão estratégica da empresa”.

 

Abertura - Compondo a mesa com o presidente da CBTU, José Marques, estavam o gerente de planejamento, Hélio Leite, o gerente de manutenção, Adilson Bezerra, além do gerente regional de operação, Alexandre Mauro, representando o superintendente da CBTU Leonardo Villar.

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!