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O diretor-presidente da CBTU, Marco Fireman, se reuniu, na Administração Central, na última quarta-feira (02/03), com a diretoria colegiada e superintendentes das unidades de Recife, Belo Horizonte, Maceió, Natal e João Pessoa.


A reunião foi iniciada com a apresentação detalhada dos Projetos Prioritários do Planejamento Estratégico pela Gerência Técnica – Estudos de Transportes e Planejamento Estratégico (GESPE), responsável pelo processo. Fabrício Marchito e Valmir Azevedo apresentaram as ações realizadas em 2015 e o planejamento para o ano vigente, visando à integração das áreas e superintendências regionais da Companhia e o estreitamento das relações quanto ao Plan-E. Mapeamento, modelagem e sugestão de melhoria de cerca de 200 processos; aumento do portfólio de projetos estratégicos; treinamento de gerentes de projeto e apoio à FGV no novo modelo de estrutura organizacional da CBTU foram alguns dos assuntos abordados.


Na sequência, José Elder Valença Sena, Gerente Geral de Licitação, apresentou modelos de editais e checklist de processos licitatórios com o objetivo de padronizar os procedimentos de compras e contratações da CBTU.


À tarde, a Gerência Geral de Recursos Humanos (GAREH), discutiu o Programa de Demissão Voluntária (PDV), ponto eletrônico e Prêmio de Boas Práticas. Sobre o PDV, foram apresentadas as diretrizes que nortearam o programa e seu público-alvo, além da expectativa real de redução de custos na folha e prazo de expectativa de retorno da economia. “Com esse programa, as pessoas recebem uma indenização proporcional ao tempo de trabalho na CBTU. Isso permite que elas se reorganizem financeiramente e façam planos. Já para a empresa, o PDV contribui para a melhor gestão do quadro de pessoal”, comenta Jonathan da Silva Costa, responsável pela Gerência Técnica – Admin. de Recursos Humanos (GEARH).


A gerência sinalizou ainda que há um software de gestão do registro de ponto em teste na Administração Central (AC). E que, por meio do ponto eletrônico, será possível eliminar o processo manual, mitigar erros e reduzir custos. Por fim, a gerência de desenvolvimento apresentou a concepção do Prêmio de Boas Práticas, que visa valorizar os empregados que sugerirem ideias inovadoras para a melhoria da atividade fim da Companhia. Cabe ressaltar que ainda não há previsão para implantação do Prêmio.


O último tópico tratado no encontro foi o cenário vislumbrado para as STUs em 2016. Cada Superintendente expôs as principais realizações e desafios a serem vencidos no período. Foram discutidos o andamento das obras do PAC, os planos de ação e a maior necessidade de recursos para investimento nos sistemas, tendo como foco o orçamento do exercício e as ações já iniciadas para sua suplementação. Também foram abordadas questões específicas de cada sistema, como o custo da energia elétrica de tração em Recife e Belo Horizonte e a carência de segurança nos sistemas da CBTU.

 

Finalizando, o diretor-presidente parabenizou a todos, afirmando que a reunião foi extremamente produtiva. “A unificação e a integração entre as unidades da CBTU são fundamentais para o projeto de melhoria e perpetuação da Companhia. Juntos temos mais capacidade para superar as adversidades e inovar em estratégias para direcionar a empresa da melhor forma possível.”

 

 

FONTE: IMPRENSA CBTU-AC

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