trem-anima

 

CBTU analisa projeto para volta de trem turístico em Alagoas

120917ac1O diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), José Marques, visitou o interior de Alagoas com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica para o retorno do trem turístico Graciliano Ramos, que, se aprovado, voltará a funcionar entre as cidades de Quebrangulo e Palmeira dos Índios, num trecho de cerca de 20 quilômetros.

"As prefeituras já deram o primeiro passo para concretizar esse projeto ao reformar as estações, que fazem parte do patrimônio histórico ferroviário nacional. A Companhia vai ajudar no levantamento dos custos e na parte técnica. Nosso papel é estarmos à disposição para contribuir sempre que for solicitado no desenvolvimento da malha ferroviária. Caberá aos prefeitos buscar recursos junto aos ministérios para viabilizar a ideia. Como há muito potencial turístico e cultural na região, o museu já está pronto e o povo local abraçou a causa, acredito na aprovação das verbas", afirma Marques.

José Marques destaca que a CBTU conta com toda expertise e um conhecimento diferenciado de seu corpo técnico-operacional para avaliação e produção dessa iniciativa. Para esse trabalho, a equipe técnica será composta por quatro engenheiros e dois técnicos de via permanente, profissionais altamente qualificados para a tarefa.