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Finalistas do 4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) divulgou a lista dos 15 artigos técnicos finalistas do 4º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, cuja entrega da premiação será na abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no dia 19 de setembro, em São Paulo.

220517acO 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP.

Criado com o intuito de incentivar a produção técnica no setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor, o prêmio divulga e oferece reconhecimento à produção técnica e acadêmica desses profissionais, contribuindo asim para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

Confira os 5 artigos técnicos finalistas de cada categoria: 

Categoria 1 - Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço: 

Análise de potencial local para receber estações ferroviárias no Sistema Urbano de Belo Horizonte, usando GIS

Diretrizes para projeto de sistemas eletrônicos para guiar pessoas com deficiência visual em redes de metrô

Maglev Metropolitano: mobilidade inovadora com a levitação magnética

Metodologia, ferramentas e técnicas para redução de custos e riscos no planejamento e na gestão de contratos 

Os instrumentos de ordenamento e reestruturação urbana do PDE de 2014 abrem oportunidades para a implantação de novas linhas de metrô?

Categoria 2 - Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional: 

A contribuição ambiental proporcionada pelas operações de sistemas metroferroviários de passageiros, visando à redução das emissões totais de CO2 do setor de transportes de uma região: aplicação nos sistemas metroferroviários de passageiros do Rio de Janeiro – MetrôRio e SuperVia

Emissões de gases de feito estufa associadas ao ciclo de vida de uma linha de metrô: estudo de caso da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo.

Gestão para execução de empreendimentos lindeiros às estruturas metroviárias em operação. Estudo de caso: edifício grande Ufficiale Evaristo Comolatti - Avenida Paulista x Rua da Consolação

Gestão sustentável no sistema metroferroviário de João Pessoa/PB: implantação de um programa de consumo consciente de água e energia

Simulação do impacto sonoro ambiental de uma nova linha de trem em São Paulo


Categoria 3 -
Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte:

Desenvolvimento da manutenção preditiva nos rolamentos do motor de tração e mancais dos rodeiros da nova frota de trens da Linha 5 do Metrô-SP utilizando a técnica de análise de vibração

Impactos das decisões de arquitetura e engenharia civil nos custos das estações do Metrô de São Paulo

Mesa Pneumática de Testes

O uso do BIM em projetos de estações ferroviárias | experiência na prática – CPTM

Repotencialização de TM-TRACKMOBIL

As apresentações dos artigos técnicos farão parte da programação da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP. A programação do evento está disponível no link: www.aeamesp.org.br/23semana/programacao